CAMPANHA MAIO LARANJA TEM INÍCIO EM DUQUE DE CAXIAS

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje, 05 de maio, o início da campanha “Maio Laranja”, no Hospital Infantil Ismélia da Silveira (HIIS) com palestras para divulgar e alertar sobre a violência contra crianças e adolescentes. As crianças participaram de oficinas de pintura e receberam lanche. Foram distribuídos materiais educativos para os pais.
O evento faz parte da campanha em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A data marca uma conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. Ao longo do mês todas as unidades de saúde farão palestras para a divulgação de informações sobre o tema e distribuição de materiais educativos. Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime grave.
A secretária de Saúde, Dra. Célia Serrano, destacou a importância de denunciar casos suspeitos e do impacto que a violência sofrida tem na vida das crianças e adolescentes. “Precisamos informar a população a gravidade do abuso e exploração sexual de nossas crianças e como é importante a prevenção, mas também o enfrentamento. A violência sexual pode causar danos psicológicos, emocionais e físicos que podem se estender por toda vida. Denuncie qualquer sinal suspeito e busque atendimento nas unidades de saúde”, ressaltou a secretária.
A diretora do HIIS, Dra. Cecília Alves, falou sobre a importância no atendimento das vítimas e de suas famílias. “Aqui no Ismélia somos referência no atendimento às crianças e adolescentes até 12 anos vítimas de violência. Nosso ambulatório funciona há cerca de 25 anos atendendo vítimas e suas famílias. Temos uma equipe formada por assistente social, enfermeira, psicóloga, ginecologista e pediatra. Estima-se que no Brasil milhões de crianças e adolescentes são vítimas de abuso e exploração sexual”, frisou.
Dados divulgados pelos Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) em novembro de 2024 são alarmantes e mostram a importância e a necessidade de combater a violência contra crianças e adolescentes. Quase 90 milhões de meninos e meninas vivos já sofreram episódios de violência sexual; a cada quatro minutos, em algum lugar do mundo, um menino ou menina morre em decorrência de um ato de violência; 650 milhões de meninas e mulheres (1 de cada 5) vivas foram vítimas de violência sexual na infância. Destas, mais de 370 milhões (1 de cada 8) sofreram violação ou agressão sexual.